Foto: Divulgação
Idosos privados de liberdade na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM) recebem orientação de um grupo composto por técnicos do Programa de Apoio aos Cuidadores da Terapia Ocupacional (Pacto), projeto que integra as atividades de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na casa prisional. Essa ação tem por objetivo trabalhar a prevenção de doenças e agravos relacionados ao processo de envelhecimento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os encontros do grupo tiveram início em julho de 2023 e acontecem toda sexta-feira, com ações de sensibilização e acolhimento, avaliação e diagnóstico individualizados. A partir dessas informações, está sendo desenvolvido um cronograma de atividades direcionado às demandas que foram identificadas a partir disso.
– O projeto possibilita um espaço de interação saudável e voltado a um público com diferentes fragilidades e limitações, frente a uma população prisional predominantemente mais jovem. Ao longo dos encontros, é perceptível a melhora na expressividade e o fortalecimento dos vínculos entre eles, o que tem refletido diretamente no cotidiano dos participantes – destacou a técnica superior penitenciária psicóloga Graziela Saccol.
*Com informações de Júlia Vasques (Ascom/Susepe).